APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Cemig desenvolve projeto para reduzir interrupções de energia causadas por galhos de árvores

Iniciativa em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo prevê melhorias no serviço de podas realizado pela Companhia

Uma das maiores causas de interrupção do fornecimento de energia para o cliente da Cemig é a quebra e queda de galhos de árvores sobre as redes de distribuição. Para tentar reduzir ocorrências nesse sentido, a Cemig desenvolveu o Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) intitulado “Projeto Quebra-Galho”: modelo de risco de queda de galhos para manutenção preventiva e redução do impacto na rede de distribuição”. Trata-se de um projeto realizado por meio de uma parceria entre Cemig e Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), dentro do Programa de P&D da Cemig, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O “Quebra-Galho” – que conta com investimento da ordem de R$2,5 milhões – está em andamento e deve ser concluído até 2022. O projeto irá melhorar a tomada de decisão com relação às podas preventivas, no sentido de detectar precocemente galhos de árvores que possam causar danos à rede elétrica. “Isso impacta diretamente nos indicadores de qualidade do sistema e visa redução dos custos envolvidos com o atendimento de ocorrências, multas e perda de receita. “Para a sociedade, isso significa melhoria da qualidade do serviço entregue e mais segurança para a população”, explica Marina Moura de Souza, engenheira de gestão ambiental da Cemig.

Os estudos têm como foco o entendimento da relação entre os vários níveis estruturais da árvore, como arquitetura de copa, geometria dos galhos e anatomia dos tecidos, combinando os conceitos de biodeterioração (apodrecimento) e biomecânica aos métodos de análise estrutural e resistência de materiais. “Ou seja, as pesquisas são voltadas para entender as árvores e seus galhos como uma estrutura mecânica”, define a especialista.

Redução de despesas e melhoria de indicadores

Para tornar essas informações úteis ao serviço de manutenção do sistema elétrico, será desenvolvido um cálculo probabilístico embarcado em um aplicativo de celular, cujo objetivo será calcular o risco de quebra e queda de galhos, mediante informações básicas coletadas em campo. “Desta forma, a Cemig pretende subsidiar a tomada de decisão quanto a realização de podas, com consequente redução de despesas com manutenção e melhorias nos indicadores de desempenho do sistema”, finaliza a engenheira.