APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Cemig e FIEMG se unem pela segurança na prevenção de acidentes.

Ações educativas vão ampliar a campanha de uso seguro da energia elétrica para evitar acidentes na rede elétrica.

O uso seguro da energia elétrica vai virar tema de curso no Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), em Minas Gerais. Essa é uma das novidades da parceria entre a Cemig e a FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) para prevenir acidentes. A novidade foi anunciada durante o webinar “É Hora da Segurança”, promovido nesta quinta-feira (24) pela Cemig. O seminário online debateu a importância das ações de prevenção para proporcionar o uso seguro da energia elétrica pela população.

Durante o webinar, foram detalhados os convênios de cooperação técnica firmados pela Cemig com a FIEMG, o Senai e o SINDIMIG (Sindicato das Indústrias de Instalações Elétricas, Gás, Hidráulicas e Sanitárias no Estado de Minas Gerais).

A gerente de construção do Senai, Priscila Cangussu de Oliveira, explicou que o Senai vai inserir em suas unidades o curso “Uso Seguro da Energia” para todos os alunos do Sistema “S” em Minas Gerais. “A chegada do curso Uso Seguro da Energia, que poderá ser feito à distância, vai contribuir muito para a prevenção. O curso será gratuito e o aluno vai receber um certificado.

Como poderá ser feito de forma facilitada, vamos tornar o tema da prevenção do uso da energia elétrica mais íntimo para a comunidade em geral”, afirmou.

A Câmara da Indústria da Construção da FIEMG vai disponibilizar toda a cadeia do segmento da construção – como vergalhões e sacos de cimento – para veiculação de orientações quanto aos riscos de acidentes com a energia elétrica. Teodomiro Diniz Camargos, que preside a Câmara, explica que o setor da construção civil é o sinônimo do sonho da casa próprio dos brasileiros. “A energia elétrica é insumo fundamental na construção. Apesar de não ser vista, a energia está presente nos canteiros de obra e pode ser um risco, por isso, temos que tratá-la como produto fundamental para garantir a segurança em todos os processos”, afirma.

Já a Câmara da Indústria da Energia anunciou que o SINDIMIG vai inserir plotagens com mensagens de segurança nos veículos que prestam serviços para Cemig. Também irá viabilizar o kit de “boas energias”, com orientações sobre o uso eficiente e seguro da energia quando da realização de ligação nova de clientes ou obras. Márcio Danilo Costa, presidente da Câmara, afirmou que o SINDIMIG está empenhado em fazer algo a mais para a energia chegar de forma segura e ainda para orientar melhor as pessoas.

O Diretor da Área de Gestão de Pessoas da Cemig, Hudson Felix Almeida, que representou o Diretor-Presidente, Reynaldo Passanezi, exaltou a importância dessas ações. “Cada entidade que assina convênio com a Cemig tem feito o seu papel de forma muito profissional e isso tem demonstrado que a segurança está entre seus principais valores, o que é importante para toda a sociedade”, afirmou.

O webinar, mediado pelo Gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig, João José Magalhães Soares, contou também com a participação do presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, que destacou que a Cemig é a grande parceira da indústria de Minas Gerais. “Não existe indústria sem energia. O tema deste webinar é muito relevante por se tratar da segurança das pessoas, dos colaboradores das empresas e de todos os envolvidos no processo. A FIEMG tem se empenhado no trabalho de prevenção e educação. Entendemos saúde e segurança são fundamentais”, afirmou Roscoe.

Webinar: 'É hora da segurança