APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Cemig lança oitavo livro da série Peixe Vivo

Com a Temática de Vazões Ecológicas no contexto de Hidrelétricas, o trabalho utilizou técnicas de modulação da vazão defluente, até então inédita no Brasil. A publicação é fruto do P&D ANEEL-CEMIG-GT-203 em parceria com três Universidades Mineiras.

A CEMIG no âmbito do Programa Peixe Vivo divulga sua a mais nova publicação da Série Peixe Vivo, o Livro: “Alterações hidrológicas a jusante de uma hidrelétrica: efeitos ecológicos e proposições”. A obra, é a oitava da Série, apresenta os principais resultados alcançados no P&D Aneel-Cemig GT-203- Desenvolvimento de Metodologia de Determinação de Vazão Ecológica por Bioindicadores, concluído em 2012.
O estudo foi realizado em parceria entre a Superintendência de Expansão e Operação da Geração e Transmissão da Cemig e grupos de pesquisa de três instituições: CEFET-MG, UFLA e UFMG, e contou com a coordenação técnica dos professores e pesquisadores Hersília de Andrade e Santos, Paulo dos Santos Pompeu e Marcos Callisto, que também foram os organizadores da obra.

A pesquisa desenvolvida ampliou o conhecimento sobre vazões ecológicas, se consolidando como mais um importante marco experimental em hidrelétricas brasileiras. Dessa forma, os excelentes resultados técnicos e científicos podem ser verificados ao longo dos seis capítulos da obra, que possui relevantes implicações para geração hidrelétrica ambientalmente responsável.

Todo o avanço alcançado só foi possível devido à integração, colaboração e esforço das equipes envolvidas em todas as etapas da pesquisa.

A versão eletrônica está disponível na página do Programa Peixe Vivo no portal Cemig, onde as outras publicações também estão disponíveis . Os autores e organizadores desejam uma boa leitura a todas pessoas interessadas e que o rico conteúdo possa ser útil e muito bem aproveitado!

Para fazer o download do livro, clique aqui.

Série Peixe Vivo

A série Peixe Vivo é um conjunto de obras com diferentes temas que abordam a experiência da Cemig, consórcios e centros de pesquisas parceiros em relação à conservação da ictiofauna. O primeiro volume da Série foi lançado em 2012 e, ao longo desses oito anos, já foram publicados livros em português e inglês em temáticas como Transposição de Peixes, Avaliação de Risco de Morte de Peixes em Usinas Hidrelétricas, Condições Ecológicas em Bacias Hidrográficas, além de um volume com foco na educação ambiental e outro que concatena as Bases Conceituais para Conservação e Manejo de Bacias Hidrográficas.

Galeria de Fotos

 

Anexos