APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Dia Mundial da Água – Fonte de vida e produção de energia limpa

Em 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água, indispensável para a nossa sobrevivência e de todos os seres vivos e a nossa principal fonte de geração de energia elétrica renovável.

Reconhecemos a importância da conservação desse recurso e os potenciais impactos de nossas atividades; por isso, trabalhamos em diversas ações pelas quais fomos reconhecidos pelo segundo ano consecutivo como líder global em gestão hídrica, conquistando um lugar no seleto grupo “A list” do CDP Segurança Hídrica.

Nossas Ações

A gestão de recursos hídricos envolve um conjunto de ações destinadas a regular seu uso, controle e proteção, em conformidade com a legislação e normas pertinentes; por isso, participamos de forma atuante e estratégica da formulação de leis e normas da Política e do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos

Representamos os usuários de recursos hídricos para geração de energia hidrelétrica no Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Estado de Minas Gerais (CERH/MG), em 4 comitês de bacias hidrográficas de rios de domínio da União e 20 comitês de bacias hidrográficas de rios de domínio estadual.

Outra ação é o Projeto Proximidade, que visa estreitar o relacionamento com comunidades próximas às usinas hidrelétricas que sofrem com períodos de secas prolongadas ou crises hídricas, trazendo soluções para essa população. 

Também a qualidade das águas dos reservatórios da Cemig é monitorada regularmente em uma rede que contempla 46 reservatórios e 176 estações de coleta de dados físicos, químicos e biológicos nas principais bacias hidrográficas de Minas Gerais.

Trabalhamos diariamente na criação de formas de amenizar as alterações físico-químicas da água que utilizamos. Por isso, criamos, dentro do Núcleo de Gestão da Qualidade de Água, o Sistema Informatizado de Monitoramento e Controle da Qualidade da Água de Reservatórios (Siságua), um programa que permite o armazenamento de dados físicos, químicos e hidrobiológicos, que calcula também diversos índices de qualidade da água, imprime relatórios e exporta dados em planilhas, entre outros recursos.

Estamos entre as seis melhores empresas brasileiras na “A-List CDP 2020”, do Carbon Disclosure Project (CDP). O CDP, organização global e sem fins lucrativos, catalogou, nessa edição, 313 corporações ambientalmente comprometidas, e uma das práticas avaliadas é a garantia e conservação dos recursos hídricos.

Nós também cumprimos os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU, que tem como algumas das metas: vida na água e água potável e saneamento.

Tudo isso garante a otimização e a constante melhoria da gestão dos reservatórios da Cemig.

Faça a sua parte

Atitudes simples ajudam o meio ambiente:

  • Feche a torneira quando for escovar os dentes ou fazer a barba. Deixando-a aberta, há um consumo de aproximadamente 20 litros de água a mais.
  • Tente tomar banhos de até 5 minutos e sempre feche a torneira enquanto se ensaboa.
  • Ao esfregar as roupas, mantenha a torneira do tanque fechada e abra-a somente quando for enxaguar.
  • Use balde em vez de mangueira para lavar o carro.
  • Jamais use água para varrer a calçada, pátios, jardins e quintais.
  • Corrija os vazamentos. Uma torneira pingando consome 46 litros de água por dia e, em um mês, 1.380 litros.