APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Espaço Cemig SESI de Eficiência Energética é reaberto à visitação

Ação aproxima o público da tecnologia de ponta do setor elétrico e da sustentabilidade no uso da energia

O Museu de Artes e Ofícios, localizado na Praça da Estação em Belo Horizonte, reabre as portas para os visitantes. Com entrada gratuita, o Museu reúne um acervo rico na história de evolução do trabalho e das energias, sendo as visitas guiadas a partir da chegada do público.

Na ocasião, será reativado o Espaço Cemig SESI de Eficiência Energética, integrado ao conjunto do Museu. Nesse espaço, o público poderá conhecer de perto a evolução da energia elétrica, desde os primórdios de seu desenvolvimento industrial até as novas e sustentáveis fontes de energia renovável, por meio de dispositivos de realidade aumentada, jogos interativos, maquetes, exposições de artistas que utilizam matrizes energéticas em seu trabalho, palestras, oficinas e seminários relacionados à eficiência energética e à sustentabilidade. Ideal para um passeio com as crianças. Vale a pena conhecer o acervo e o espaço. O público levará para casa uma cartilha ilustrativa com jogos, quadrinhos, adesivos de “Guardião da Energia” e dicas de eficiência energética.

Como participar

O público interessado deve comparecer ao Museu nos dias e horários informados abaixo.

Para escolas, é possível realizar o agendamento de visitas em grupos. As informações complestas podem ser conferidas na página do Espaço Cemig Sesi de Eficiência Energética (clique aqui).

Quando: de terça a sexta-feira, das 11h às 16h e aos sábados e feriadas, das 9h às 17h.
Onde: Museu de Artes e Ofícios (SESI MAO) – Praça Rui Barbosa, 600, Centro, Belo Horizonte

Sobre o Espaço

Esta é uma iniciativa do Programa de Eficiência Energética da Cemig, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), cujo objetivo é disseminar a cultura do uso eficiente da energia, com foco na sustentabilidade e alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), principalmente aqueles relacionados à promoção de oportunidades de aprendizagem e do acesso à inovação.

Segundo o diretor-presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, a empresa reconhece a importância dos espaços de arte e cultura para a educação, principalmente quando se trata do consumo sustentável. “Com seu acesso democrático, no coração de Belo Horizonte, a Cemig acredita que a reabertura do Espaço de Eficiência Energética cumprirá um importante papel na educação dos visitantes”, afirma Passanezi.

O Espaço Cemig SESI de Eficiência Energética é resultado de uma parceria firmada entre a Cemig e o SESI MAO, com investimento de R$ 5 milhões. O objetivo é atrair estudantes de escolas públicas e privadas, bem como o público em geral. O espaço se encontrava fechado devido à pandemia do novo coronavírus.