APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Expansão da geração

Estamos investindo na diversificação da nossa matriz energética, ampliando nossa capacidade de geração de energia cada vez mais sustentável.

Com o objetivo de aumentar a nossa geração, estamos desenvolvendo projetos para implantação de usinas solares, eólicas, térmicas e hidráulicas. Além de ampliar a produtividade em nossos processos e a qualidade da nossa entrega à população, fortalecemos os usos de tecnologias sustentáveis em nossos serviços.

Um dos pilares do projeto é o aumento da capacidade das nossas hidrelétricas. A maior parte da energia elétrica produzida no Brasil é gerada por esse tipo de tecnologia. Isso porque vivemos em um país com grande potencial hídrico. “A Cemig, por meio de suas subsidiárias, já possui uma capacidade instalada significativa nessa fonte. No Portfólio de Expansão da Geração, estão contemplados estudos de ampliação da capacidade geradora de usinas da própria Cemig”, afirma Carlos Henrique Afonso, nosso Gerente de Expansão da Geração.

Outro ponto estratégico do nosso crescimento é a utilização de usinas solares. O Sol é uma fonte naturalmente sustentável para a geração de energia, e Minas Gerais é um dos locais mais favoráveis para a implantação de usinas solares no Brasil.

Um dos projetos em andamento é o da Usina Fotovoltaica (UFV) Boa Esperança, que prevê uma usina com 85MW de potência na região de Montes Claros. Outro projeto que se destaca é a implantação da UFV Três Marias I, uma usina solar flutuante a ser instalada sobre o reservatório da Usina Hidrelétrica Três Marias. Com potência de 60MW, será o maior empreendimento do tipo no país. Fomos a primeira empresa do Brasil a conseguir com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) o Despacho de Requerimento de Outorga e o licenciamento ambiental desse tipo de usina solar.

Estamos também investindo na utilização de aerogeradores e, no Brasil, temos muitos lugares propícios à instalação de parques eólicos. Um deles é o Parque Eólico Volta do Rio, localizado no Ceará, que faz parte da nossa companhia desde 2009. A previsão é de que já no primeiro semestre de 2021 o parque eólico esteja funcionando em toda a sua capacidade.

Nós somos a única empresa latino-americana do setor de energia elétrica a fazer parte do Índice Dow Jones de Sustentabilidade desde a sua criação. Como comenta Carlos Henrique Afonso, “o desenvolvimento de projetos de usinas solares e eólicas está estreitamente ligado à nossa missão, pois geram energia limpa, renovável e contribuem para um futuro mais sustentável no nosso planeta”.