APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Energia limpa para nossos clientes

Nossa usina recebeu reconhecimento internacional inédito de sustentabilidade

A Usina de Emborcação, localizada no município de Araguari (MG), foi certificada pelo sistema “International Renewable Energy Certificate Standard” (I-REC). Trata-se de um certificado que atesta que a energia que nós produzimos é proveniente de fonte renovável.

O reconhecimento é inédito e reafirma nosso compromisso em oferecer para os nossos clientes uma energia de alta qualidade e exclusivamente proveniente de fontes renováveis. Além disso, a certificação também significa que a energia da nossa usina pode ser utilizada para neutralizar emissões de gases de efeito estufa (GEE) junto ao Programa Brasileiro GHG Protocol, uma ferramenta utilizada para entender, quantificar e gerenciar emissões de GEE.

Diferencial para quem prioriza a sustentabilidade

Certificações como o I-REC são uma tendência internacional e podem ser um diferencial para clientes que desejam se posicionar como sustentáveis.

Conforme explica o nosso gerente de Relacionamento com os Clientes de Alta Tensão de Médio Porte, Eduardo Lima Resende, “trata-se de um certificado muito importante para nós. Com a certificação, podemos vender energia para o RE100 , grupo que congrega empresas comprometidas com consumo de 100% de energia renovável e que já conta com mais de 180 marcas, representando uma demanda de mais de 170 TWh”, comenta. “São grandes empresas como 3M, Danone, Nestlé e Novo Nordisk, além de outros clientes livres que têm priorizado a sustentabilidade e exigem esses certificados para divulgação em seus relatórios de resultados”, destaca Eduardo.

O registro da Usina de Emborcação pelo sistema internacional já começou a dar resultados. A partir da certificação, foi possível a renovação de um Contrato de Compra e Venda de Energia entre a nossa empresa e uma grande multinacional presente em Minas Gerais.

Cemig REC

Outra novidade é a criação do nosso próprio certificado, chamado “Cemig REC”. Ele atende a padrões internacionais de exigência, como GHG Protocol e Carbon Disclosure Project, e garante que a energia da companhia é renovável, por meio de controles próprios e a partir de metodologia proposta por uma consultoria especializada.

O Cemig REC atende aos objetivos da maioria dos clientes, assim como aos principais protocolos de sustentabilidade. “A ideia foi criar um certificado próprio, que tivesse o mesmo objetivo do I-REC para os clientes e com custo reduzido, já que não precisamos de terceiros para emiti-lo”, informa Eduardo.

Agora, nós nos preparamos também para comercializar os certificados I-REC e Cemig REC. “Estamos fechando critérios técnicos e, em breve, também poderemos oferecer esses certificados aos clientes. Dessa forma, as empresas podem garantir que a energia que consomem é proveniente de fontes renováveis e, portanto, limpa”, finaliza.