APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Entenda o funcionamento da energia solar

Aprenda mais sobre como é possível coletar a energia emitida pelo sol e transformá-la em eletricidade limpa para qualquer tipo de aplicação.

foto: iStock

A energia solar é aquela que é obtida por meio da luz e do calor emitidos pelo Sol. Ela pode ser aproveitada de forma fotovoltaica ou térmica, gerando energia elétrica e térmica, respectivamente. Considerada uma fonte de energia limpa, a energia solar é uma das fontes alternativas mais promissoras para obtenção energética.

Mas como funciona a energia solar? A luz solar pode ser captada por meio de diversas tecnologias, como painéis fotovoltaicos, usinas heliotérmicas e aquecedores solares, por exemplo. Logo, ao ser captada, essa luz é convertida em energia:

Energia solar fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica é a conversão direta da radiação solar em energia elétrica. Essa conversão é realizada pelas chamadas células fotovoltaicas, compostas por material semicondutor, normalmente o silício. Ao incidir sobre as células, a luz solar provoca a movimentação dos elétrons do material condutor, transportando-os pelo material até serem captados por um campo elétrico (formado por uma diferença de potencial existente entre os semicondutores). Dessa forma, gera-se eletricidade.

Energia solar heliotérmica

Já no sistema heliotérmico, são utilizados painéis solares (espelhos, coletores, helióstatos), que refletem a luz solar, concentrando-a em um único ponto no qual há um receptor. Esse receptor é formado por um líquido, que é por sua vez é aquecido pela luz solar refletida nos painéis. Esse líquido é responsável pelo armazenamento de calor, aquecendo a água nas usinas e, assim, produzindo o vapor que movimenta as turbinas nas usinas, provocando o acionamento de geradores, que produzem energia elétrica.

Apesar do crescimento do uso da energia solar nos últimos anos, essa forma energética representa apenas 1,3% da energia elétrica gerada no mundo. A China se destaca no ranking de países que investem nesse setor, representando cerca de 26% das instalações de energia solar do mundo.