APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Facilidades para pagamento da conta de energia

Saiba como manter a sua conta de energia em dia, mesmo sem sair de casa.

Utilize as formas de pagamento eletrônicas para quitar suas contas de energia de forma segura e prática. Manter as contas em dia é importante para a saúde financeira da família, evitando multas e endividamento, além de contribuir para o equilíbrio do sistema elétrico e, consequentemente, para a segurança energética de todos.

CONFIRA DICAS PARA REALIZAR O PAGAMENTO DAS CONTAS DE ENERGIA:

Sendo uma das empresas mais sustentáveis do mundo, estamos determinados a substituir o papel pelo meio digital. Autorizando o envio da conta por e-mail, você a recebe de modo seguro, prático e sustentável. E ainda evita perdas e extravios.

O serviço é gratuito e pode ser realizado pelo Cemig Atende a qualquer momento e seguir os passos abaixo:

  • Escolha a opção “Conta por e-mail”
  • Marque “E-mail” como a opção de receber a conta e indique o seu melhor endereço eletrônico para receber a conta
  • Clique em Enviar

Em apenas um minuto e sem sair de casa você faz o seu cadastro para receber informações e a conta por e-mail.

ATENÇÃO!

É importante adicionar o domínio @faturacemig.com.br aos remetentes confiáveis no seu provedor de e-mails para evitar que as mensagens sejam classificadas como spam e enviadas para a lixeira.

O pagamento on-line pode ser realizado pelo aplicativo ou site do seu banco.
O acesso é diferente para cada banco, mas, na maioria dos casos, você deve procurar a opção “Pagamentos“, disponível no menu do internet banking.
Se você já recebe a sua conta por e-mail, basta copiar os números do código de barras, disponível no arquivo em formato PDF e no corpo do e-mail, e colar no respectivo campo de pagamento do internet banking.
Em seguida, você deve seguir os protocolos de segurança exigidos pelo seu banco para efetuar a operação.
Se você ainda não recebe sua conta por e-mail, você pode solicitar a sua segunda via (em formato PDF ou apenas a numeração do código de barras) por meio dos seguintes canais de atendimento:

Atenção: Para as contas de energia pagas com atraso, haverá cobrança de multas, juros moratórios e atualização financeira, que serão inseridos no próximo faturamento, depois da data de identificação do pagamento.

O cadastro da conta de energia em débito automático é gratuito e prático: evita multas por esquecimento, extravio da conta, entre outras vantagens.
Recomendamos cadastrar para receber sua conta por e-mail, conforme indicado anteriormente.

Ao confirmar o seu cadastro no Cemig Atende, você verá uma tela com a opção de cadastro no débito automático.Clique na marca do seu banco e siga as instruções.

Após a confirmação, será necessária a confirmação do seu banco para o procedimento ser efetivado. Verifique a autorização pelo app ou internet banking.

Você pode também fazer a adesão ao débito automático diretamente pelo seu banco:

• Entre no app ou site do seu banco e escolha a opção “Débito Automático” (que pode estar dentro da opção “Pagamento”). Dependendo do banco, será necessário informar o código de barras de sua última conta ou escolher a Cemig entre as listas de conveniadas.

• Para autorizar, o banco pedirá o código identificador para débito automático de sua fatura. Você pode localizar esse código de 12 dígitos na sua conta de energia, ao lado da data de vencimento, próximo ao código de barras.

• O sistema do banco informará quantos dias serão necessários para confirmar o débito automático. Até que a confirmação se efetue, você deve continuar pagando suas contas da forma como fazia antes.

Lembre-se: depois de autorizado, é de responsabilidade do cliente ter o saldo para que o débito seja efetuado, acarretando multas e juros caso não haja crédito suficiente em conta.

DicaCaso a data de vencimento da sua conta não seja a ideal para o débito automático, você pode alterá-la, acessando a opção “Alterar Data de Vencimento da Fatura”, no Cemig Atende Web​, ou “Alteração de vencimento“, no App Cemig Atende. Veja mais detalhes no vídeo.

O pagamento por cartão de crédito e débito por meio de eletricistas Cemig, agências e canais de atendimento está temporariamente suspenso.

O parcelamento de débitos  negociados e parcelados por cartão de crédito e débito  está temporariamente suspenso.

PARCEIRAS DE COBRANÇA

Confira as empresas autorizadas pela Cemig a realizar a cobrança de débitos.

AGENTES ARRECADADORES

Veja os locais para pagamento da conta de luz da sua região e pesquise pelo nome da cidade.