APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

PCH Rio de Pedras

PCH Rio de Pedras

Hidrelétrica

 

Altura da Barragem

32 m

Comprimento da Barragem

122 m

Volume do Reservatório

6,44 hm³

Potência Instalada

9,28 MW

Unidades Geradoras

3

Inaugurada em 1907, a pequena central hidrelétrica (PCH) Rio De Pedras está instalada no Rio das Velhas, no município de Itabirito, em Minas Gerais. Com 3 unidades geradoras, ela produz até 9,28 MW.

O barramento para a formação do reservatório desenvolve-se numa extensão de 148,1 m e altura máxima de 45 m. O vertedouro, localizado na margem direita, é constituído por 3 vãos onde se acham instaladas 3 comportas metálicas tipo caixão, com 4,80 m de largura por 4,03 m de altura, acionadas por mecanismo elétrico colocado em uma plataforma superior.

O reservatório da Pequena Central Hidrelétrica opera com uma faixa operativa entre a elevação altimétrica 890,40 m (mínimo operativo) e 893,40 m (máximo normal). Essa variação de apenas 3 metros concede um poder de armazenamento reduzido de 3,32 hm³ de volume útil, ou seja, 3.320.000.000 de litros. Tal volume não tão significativo quanto aos grandes reservatórios da Cemig, como UHE Três Marias, Irapé e Emborcação que possuem valores superiores a , porém possui certa importância para regularizar vazões do rio das Velhas, principalmente durante o período seco. Já para períodos de cheias, o poder de mitigação dos efeitos de inundação se restringe às regiões mais próximas da barragem, ao longo do rio das Velhas. Para municípios mais distantes, como Raposos, Sabará e Santa Luzia, existem diversos outros rios que deságuam no rio das Velhas que produzem efeitos mais significativos que os produzidos pelas chuvas na sua cabeceira.

Rio de Pedras foi construida pela Prefeitura de Belo Horizonte, foi à época, a principal iniciativa do poder público em Minas Gerais no campo da produção de energia elétrica, durante o período da Primeira República.