APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Aplicativo desenvolvido pela Cemig permite acompanhar operações de usinas em tempo real

Ferramenta reúne informações dos 42 reservatórios da companhia em Minas Gerais.

Cada vez mais focada em aplicar a tecnologia em benefício da população de Minas Gerais, a Cemig desenvolveu o aplicativo “Proximidade”. Por meio dele, os interessados podem acessar informações atualizadas sobre a variação dos níveis e vazões dos rios e reservatórios das Usinas Hidrelétricas (UHEs) e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHS) da área de concessão da companhia. A ferramenta é mais um importante canal de informação, principalmente, para as populações do entorno das usinas, que são influenciadas diretamente pela operação dos reservatórios. O aplicativo permite uma comunicação mais efetiva com a comunidade. O download pode ser feito gratuitamente nas lojas “Playstore Android” e “IOS-celular”.

De acordo com o engenheiro de Planejamento Hidroenergético da Cemig, Renato Junio Constancio, a ideia de desenvolver o aplicativo surgiu para facilitar a disseminação da informação entre as comunidades ribeirinhas, representantes e lideranças municipais e órgão de defesa civil. Nesse contexto, é importante destacar que, desde 2005, a Cemig mantém o Programa Proximidade, que se relaciona e realiza várias reuniões com os órgãos de defesa civil municipais, além do Corpo de Bombeiros e lideranças locais.

“Baixando o app, qualquer pessoa tem acesso às principais operações de qualquer um dos 42 reservatórios da Cemig em Minas Gerais. Na ferramenta é possível verificar o nível do reservatório, a quantidade de água que está chegando à usina e também a quantidade que está saindo”, explica o engenheiro.

O aplicativo Proximidade também tem um perfil específico para a Defesa Civil e mantém um contato permanente com os coordenadores desses órgãos nos municípios. Eles são avisados previamente, via “mensagens e alertas”, sobre todas as informações inerentes ao status da operação do reservatório/barragem. Também por plataforma web, os órgãos de proteção e defesa civil têm acesso à visualização e impressão de mapas temáticos em diferentes escalas e tipos, tais como fotos de satélite, guias de ruas e mapas de terreno, contendo a extensão das manchas de inundações para cenários de cheias e rupturas hipotéticas, além da possibilidade de envio de alertas prévios para celulares cadastrados nas áreas selecionadas.

“O aplicativo permite uma comunicação mais efetiva com a comunidade por meio de cadastramento georreferenciado do aparelho móvel de cada cadastrado no app. Dessa forma, cada pessoa vai receber a informação precisa da sua região”, afirma Renato Junio Constancio.

Sobre os aspectos operativos das usinas, o engenheiro da Cemig ressalta que as instalações têm papel fundamental para a sociedade, não apenas na geração de energia. “As hidrelétricas não têm condições de controle pleno sobre todas as cheias. Elas influenciam o comportamento das águas dos rios, ao permitir a regularização da vazão até certos limites. A Cemig – assim como as demais geradoras – libera menos vazão que recebe no reservatório em épocas de cheias e libera mais que recebe em períodos de estiagem, podendo minimizar os problemas com as enchentes e também de secas’, explica.

Por ter a concessão de dezenas de usinas em Minas Gerais, a Cemig está em contato constante com as Defesas Civis dos municípios e também com a Defesa Civil Estadual para prestar todas as informações sobre os processos operativos das usinas.

Marcas Cemig