Proximidade
Projeto que visa estreitar o relacionamento com comunidades próximas às usinas hidrelétricas.
O bem estar das pessoas que vivem próximas às hidrelétricas são uma prioridade para a Cemig. Para estreitar o diálogo e promover o melhor relacionamento com as comunidades do entorno desses empreendimentos, existe o Programa Proximidade.
O Proximidade consiste na unificação das ações de relacionamento com as comunidades do entorno e na realização de um ciclo de encontros/reuniões visando explicar à população os procedimentos operativos, a segurança operacional e estrutural( civil) adotada nas hidrelétricas da empresa, as condições meteorológicas e suas consequências na situação hidrológica das bacias hidrográficas e os aspectos ligados ao Licenciamento Ambiental dos empreendimentos.
Além disso, o Proximidade também promove visitas guiadas às instalações das usinas.
Desde 2005, a Empresa realiza uma série de ações que visa à integração com as comunidades das áreas de influência das usinas que sofrem com períodos de secas prolongadas ou crises hídricas, sempre atenta na questão da disponibilidade hídrica em atendimento aos Usos Múltiplos e também estabelece parcerias com lideranças locais, órgãos e atores responsáveis pela segurança e prevenção dos efeitos das enchentes como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, além da imprensa regional.
A fim de ilustrar e complementar as informações, é distribuída uma cartilha aos participantes com o tema “A Estação das Chuvas e a Operação dos Reservatórios”. Em cada usina em que ocorre o evento, são distribuídos mapas contendo informações sobre os municípios, a hidrografia local, a usina e os postos de controle e monitoramento de valores da chuva e nível de água do reservatório. Também é exibido um filme explicativo sobre a gestão dos reservatórios no período chuvoso.
Concebido a partir da ação conjunta entre as áreas de planejamento, engenharia, sustentabilidade, meio ambiente e comunicação da Cemig, o Proximidade pretende assegurar maior confiabilidade à prática da operação dos reservatórios e, assim, orientar de maneira mais precisa as comunidades do entorno.
Todo o processo é certificado pela norma ISO 9001.
AGENDA DE EVENTOS E REUNIÕES DO PROXIMIDADE:
DATA | USINA | JUSTIFICATIVA/TEMA PRINCIPAL |
---|---|---|
10/11/2022 | Queimado | A gestão do reservatório e o papel da comunidade no seu entorno, |
22/11/2022 | Nova Ponte | A gestão do reservatório e aspectos socioambientais |
30/11/2022 | Emborcação | A gestão do reservatório e aspectos socioambientais |
07/12/2022 | Irapé | A gestão do reservatório e aspectos socioambientais |
Para informações, envie uma mensagem para o WhatsApp (31) 99680-5770.