APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

O Programa de Eficiência Energética da Cemig alcançou, em novembro de 2023, um importante marco: R$ 1 bilhão de investimentos em iniciativas que promovem o uso sustentável de energia e a redução do desperdício desse recurso tão importante para o nosso dia a dia.

Regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica, o Programa desempenha um importante papel na sociedade mineira, levando a famílias de baixa renda e a instituições públicas e filantrópicas a oportunidade de economizar energia por meio da modernização de equipamentos ineficientes e da conscientização para o uso correto da energia.

Ao longo desses 25 anos, toda a área de concessão da Cemig, composta por 774 municípios, foi atendida por meio das iniciativas de eficiência energética. E, em todo esse tempo, o Programa acompanhou as diversas evoluções tecnológicas para garantir que soluções inovadoras chegassem à sociedade mineira.

As iniciativas

A atuação do Programa de Eficiência Energética da Cemig acontece em diversos setores da sociedade. Hoje, por exemplo, a companhia se orgulha de já ter atendido todos os hospitais públicos e filantrópicos de sua área de concessão com a iluminação de LED, considerando todas aquelas unidades que ainda não contavam com essa tecnologia.

É também por meio da iniciativa que diversas unidades de saúde já foram beneficiadas com a instalação de usinas solares fotovoltaicas e a substituição de equipamentos de alto consumo energético, como autoclaves, calandras e secadoras de roupas, equipamentos esses que fazem toda a diferença na esterilização de materiais hospitalares.

Ainda no que se refere a benefícios amplos para a sociedade, a Cemig lançou em 2021, o maior projeto de modernização da iluminação pública de todo o Brasil. Com o Minas Led, 120 mil pontos de iluminação pública de mais de 460 municípios estão em fase de substituição por LED, contribuindo assim para a segurança pública e o meio ambiente, já que as luminárias antigas (vapor de sódio e mercúrio) têm em sua composição materiais tóxicos que são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

Dezenas de prédios públicos e entidades beneficentes também já tiveram seus ambientes eficientizados, principalmente com a substituição da iluminação. Vale ressaltar que toda essa mudança levada a instituições públicas beneficia diretamente toda a sociedade, garantindo a sustentabilidade financeira das diversas entidades e que verbas antes direcionadas à fatura de energia agora sejam utilizadas em melhorias para o atendimento à população.

População atendida

Pensando em benefícios diretos para a população, o Programa de Eficiência Energética da Cemig realiza visitas para conscientizar sobre o uso correto e seguro da energia. O objetivo das visitas é mostrar que é possível economizar energia com a mudanças de pequenos hábitos diários.

Essa iniciativa chega a comunidades de baixa renda de todo o Estado, abraçando as diferentes necessidades de famílias que estão no campo, em especial, as quilombolas e indígenas. Além da conscientização, a Cemig substitui lâmpadas e, em algumas inciativas, chuveiros e geladeiras.

Para formar uma nova geração de pessoas que se preocupam com o meio ambiente, a Cemig investe também em projetos educativos contínuos, o que abrange a formação de professores. Desde 2020, crianças e adolescentes de todo o Estado têm a oportunidade de aprender mais sobre eficiência energética com uma abordagem criativa, inovadora e tecnológica, por meio de uma estrutura itinerante e que prioriza a gamificação.

 

Programa de Eficiência Energética da Cemig em números:

 

 

Meio ambiente e emissão de CO2 evitada

Ao longo de toda essa história, os frutos colhidos ultrapassam o caráter social. A iniciativa contribui para evitar a emissão de cerca de 520 mil toneladas de gás carbônico. O montante equivale ao absorvido por 3,7 milhões de árvores nos seus primeiros 20 anos de vida.

Em termos de energia, foram economizados 7.423 GWh, quantidade suficiente para abastecer, durante um ano inteiro, 3,5 milhões de famílias mineiras. Outro indicador importante é que a companhia evitou uma demanda de 168 MW no horário de ponta.

Para se ter ideia da importância do número, é como se a Cemig tivesse evitado de construir duas usinas com a potência somada das Usinas Hidrelétricas de Queimado (105MW) e Rosal (55MW).