APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Cemig esclarece sobre operação da UHE Irapé – 15/12/2022

A Cemig esclarece que a UHE Irapé está operando em condições normais e sem nenhum registro de ocorrências extraordinárias, ao contrário das informações falsas que vem circulando em grupos de aplicativos de mensagens e redes sociais.

A UHE Irapé está localizada no Rio Jequitinhonha, próxima aos municípios de Berilo, Grão Mogol e Coronel Murta, na região nordeste de Minas Gerais, e não há previsão de abertura de comportas para controle de nível do reservatório, mediante a ocorrência de cheias na bacia do Rio Jequitinhonha neste início de dezembro.   

Em 12/12/2022, o reservatório da UHE Irapé, que é considerado como sendo de acumulação, está operando com cerca de 64% de sua capacidade máxima, com política de defluência (liberação de vazão) minimizada para permitir a recuperação do reservatório ao longo da estação chuvosa. Devido aos eventos chuvosos dos últimos dias, apesar da usina estar recebendo o mais de 900 m³/s de vazões naturais, a sua liberação é de apenas 50 m³/s, contribuindo enormemente para evitar efeitos de inundação ao longo do rio Jequitinhonha.   

Cemig repudia a disseminação de notícias falsas, pois trata-se de atitude irresponsável e que pode trazer consequências indesejadas para a população e para a companhia. 

As informações operativas da UHE Irapé estão disponíveis à população no Portal da companhia e do aplicativo Prox, disponível de forma pública e gratuita para Android e iOS.  

Todas as manobras de vertedouros que possam diretamente agravar alguma situação de cheia são comunicadas imediatamente junto às defesas civis dos municípios envolvidos. Ou seja, qualquer informação quanto a possíveis inundações devido à política operativa dos reservatórios da Cemig é encaminhada aos órgãos oficiais, que devem ser consultados para a devida informação. 

Ainda assim, vale ressaltar que, após a barragem da UHE Irapé, o Rio Jequitinhonha percorre um grande trecho até desembocar ao mar. Dessa forma, existem diversos rios que o alimentam que por si só são capazes de produzir cheias significativas ao longo dos municípios ribeirinhos. Para o restante do mês de dezembro estão previstas chuvas em grande volume nesta bacia, então a atenção é necessária.