APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Cemig esclarece sobre testes na UHE Nova Ponte

Teste de vertedouro na UHE Nova Ponte

O reservatório da Usina Hidrelétrica Nova Ponte – UHE Nova Ponte chegou ao patamar de 77,3% de armazenamento nesse dia 12/09/2023. A última vez que o lago ultrapassou esse patamar no mês de setembro foi há 14 anos.

Isso é fruto dos ciclos consecutivos de chuvas mais abundantes na região, que ocorreram desde o final do ano de 2020. Dada a abundância de água na região Sudeste do país, foi possível poupar o uso do reservatório, sendo mantida uma tendência de enchimento nesses últimos ciclos hidrológicos.

Assim sendo, após os anos de seca e níveis de armazenamento mais baixos, as comportas da UHE Nova Ponte voltam a ser um equipamento essencial para a segurança da barragem e das cidades ribeirinhas ao longo do rio Araguari.

Tais equipamentos eletromecânicos são sempre utilizados para repassar o excesso de água que o reservatório recebe e que não é possível utilizar para a geração de energia.

Para garantir que o seu funcionamento está correto, confiável e seguro, a Cemig realiza anualmente testes com pequenas aberturas e fechamentos em um tempo curto, ajudando sua equipe de manutenção a identificar possíveis necessidades de consertos nesses vertedouros.

Os testes de vertedouro se iniciaram nessa terça-feira, dia 12/09/2023, e continuam até esta quinta-feira, dia 14/09/2023. Apesar do período de quatro dias, o tempo de abertura das comportas é bastante curto, não gerando um prejuízo de esvaziamento do reservatório. Tais testes são obrigatórios para garantir ao Operador Nacional do Sistema (ONS) que os equipamentos estão confiáveis.

Como neste ano o reservatório apresenta uma situação muito favorável, as aberturas são feitas com liberação de água, já que o nível de armazenamento já passa a submergir as comportas. Em anos passados, os testes também foram realizados, porém dado o baixo nível do lago, não houve liberação de água. Lembramos que o teste é importante para a segurança da barragem, bem como de toda a população local.

A UHE Nova Ponte, assim como os demais grandes reservatórios da bacia do Rio Paranaíba, compõe o Plano Anual de Prevenção de Cheias, coordenado pelo ONS. Nesse plano, é utilizado o volume vazio do reservatório para proteger as comunidades que ocupam as margens do Rio Paraná durante a estação das chuvas. Ou seja, os grandes reservatórios cumprem um papel essencial agindo como um escudo contra eventos adversos que temos vistos na região Sul do país.