APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Cemig informa abertura programada de comportas na PCH Machado Mineiro

Considerando as chuvas verificadas neste inicio do ano, a companhia iniciará ampliação de vazões na PCH Machado Mineiro, no rio Pardo, entre os municípios de Ninheira (MG) e Águas Vermelhas (MG)

Considerando os eventos de chuva verificados na bacia do rio Pardo neste início de ano, observamos uma elevação gradual das vazões que chegam ao reservatório da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Machado Mineiro, resultando na subida do nível de água.

Desde o último dia 4/1, o reservatório tem apresentado um aumento contínuo de nível, partindo de 681,65 m (cerca de 27% da capacidade total para geração) para mais de 685,80 m em 6/2 (aproximadamente 70%). Este último nível indica o início do Estado Hidrológico (EH) Azul na bacia do médio rio Pardo, de acordo com a Resolução ANA nº 101/2021.

Diante disso, a Cemig informa que iniciará a abertura programada das comportas da PCH Machado Mineiro a partir das 10h da próxima quarta-feira, 7/2. Este procedimento visa equilibrar as vazões liberadas com as recebidas, buscando reduzir a tendência de aumento do nível da água.

As vazões que serão implementadas neste momento inicial ainda estão distantes dos limites de inundação das cidades situadas ao longo do rio Pardo com influência direta da operação da usina. No entanto, é importante salientar que durante a maior parte do ano o rio Pardo mantém vazões constantes e significativamente baixas provenientes da PCH Machado Mineiro. Com o aumento esperado do nível da água, é recomendável que sejam tomadas precauções adicionais ao realizar atividades nas proximidades do rio Pardo.

Informações de vazão em tempo real

As informações operativas da PCH Machado Mineiro e das demais usinas da Cemig podem ser consultadas pelo site da companhia ou através do aplicativo PROX.

Site Cemig PCH Machado Mineiro: https://portalqa.cemig.com.br/usina/pch-machado-mineiro/
PROX: https://portalqa.cemig.com.br/programa-sustentabilidade/do-proximidade-ao-prox-do-programa-a-ferramenta-de-gestao-de-riscos/

 

Entenda o Volume de Espera e EH Azul

No estado de EH Azul, caracterizamos uma situação em que os volumes armazenados estão em um nível considerado satisfatório. Com isso, a preocupação principal deixa de ser a preservação dos recursos hídricos, diante de cenários de escassez, passando a ser o controle de cheias. A principal estratégia para o controle de cheias é a utilização do volume de espera, que consiste em manter uma parte do reservatório vazia para mitigar os impactos de vazões elevadas a jusante, no vale do rio Pardo. Em situações de cheia, a maior parte da vazão do rio Pardo seria retida no reservatório, proporcionando uma diminuição das vazões efetivas em comparação às afluentes, além de permitir um tempo de preparo maior para os Órgãos de Resposta e Defesa Civil em casos de cheias extremas, como as ocorridas no início de 2022. O vídeo a seguir ilustra como funciona o controle de cheias.

Informe emitido em 6/2/2024, 17h00.
As informações poderão ser atualizadas nos próximos dias conforme evolução das chuvas verificadas na bacia, das vazões verificadas no reservatório e das previsões meteorológicas.