APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

UHE Irapé realiza ações de conservação da fauna aquática do rio Jequitinhonha

A Cemig apresenta ao Ibama um plano de ação para determinar manobras passíveis de manejo da ictiofauna e estabelecer os procedimentos necessários para a realização dessas atividades com o objetivo de diminuir os impactos ambientais.

A Cemig apresenta ao Ibama o Programa de Resgate e Manejo de Peixes. O objetivo principal do programa é determinar as manobras passíveis de manejo da ictiofauna e estabelecer os procedimentos necessários para a realização dessas atividades, possibilitando maior segurança ambiental para a fauna de peixes da área de influência direta do empreendimento, especialmente a jusante do barramento na Usina Hidrelétrica Irapé.

A operacionalização segue uma série de etapas sequenciais a serem cumpridas, iniciando-se com a Autorização de Captura, Coleta e Transporte de Material Biológico (ABIO). Essa anuência é concedida para autorizar a coleta de material biológico, captura ou marcação de animais silvestres in situ e o transporte de material biológico para a realização de estudos ambientais que subsidiam o processo de licenciamento ambiental. Concluída esta fase, sequencialmente, são realizadas reuniões de planejamento das atividades, envolvendo as equipes de manutenção, operação e meio ambiente, definindo todos os procedimentos a serem seguidos e os órgãos que deverão ser envolvidos até o término do processo.

Cumprimento Regulatório

A realização do Programa de Resgate e Manejo de Peixes é uma medida de mitigação exigida no licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA, conforme disposto na Instrução Normativa nº 02, de 27 de março de 2012.

 

Usina Hidrelétrica de Igarapé

Cuidado com o meio ambiente: A execução do programa é uma importante ferramenta para reduzir o risco de acidentes com a fauna de peixes do Rio Jequitinhonha e assegurar maior segurança ambiental nas manobras e procedimentos executados na usina..