APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

UHE Irapé inicia as atividades do Programa de Educação Ambiental para 2023

Ocorreram, nos dias 14 e 15 de fevereiro, por meio de plataforma virtual, as primeiras reuniões com representantes institucionais dos municípios de Grão Mogol e Leme do Prado, dando início às atividades constantes no calendário do Programa de Educação Ambiental (PEA) para 2023 da UHE Irapé.

O evento é conhecido como Agenda Comum, sendo uma das várias ações previstas dentro do PEA, visando envolver e buscar parcerias junto às instituições locais para um planejamento integrado das ações socioambientais municipais. Os encontros proporcionam a criação de espaços que possam reunir as lideranças, a fim de traçarem as ações e, junto com a gestão da usina, conseguirem o envolvimento de todos no processo de melhoria dos problemas locais identificados.

Segundo Rafael Pereira da Silva, engenheiro de Meio Ambiente da Cemig, este momento é crucial para o alinhamento e discussão sobre os principais problemas socioambientais vivenciados nas localidades, além de avaliar as principais formas de mitigá-los.

“A partir dessa reunião, ações como capacitações da comunidade, atividades lúdicas com alunos e professores das escolas da região, visitas guiadas à usina e elaboração de projetos ambientais são definidas, atingindo um público-alvo bastante abrangente”, explica o engenheiro da companhia.

É importante ressaltar que a Cemig atua como parceira dos municípios, uma vez que as necessidades são apontadas pelos próprios participantes, sem interferência da equipe técnica ambiental. “É um momento de efetiva participação social”, complementa Rafael Pereira.

 

Atuação do Programa

O PEA trabalha anualmente com dois municípios da área de influência direta e indireta do empreendimento, tendo as atividades desenvolvidas ao longo de dois anos consecutivos. Terminado este ciclo, abre-se uma janela de oportunidade para as demais cidades. Ao todo, são sete os municípios que possuem vínculo com a usina: Berilo, Botumirim, Cristália, Grão Mogol, José Gonçalves de Minas, Leme do Prado e Turmalina.

A realização do PEA é uma medida de mitigação exigida no licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA, estando aderente às Políticas Nacionais de Educação Ambiental, elemento chave na gestão ambiental e em consonância com a busca por um modelo de desenvolvimento socioeconômico sustentável.