APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Espaço Cemig Sesi de Eficiência Energética

Espaço reúne ludicidade e tecnologia para levar conhecimento sobre energia e sustentabilidade. A visitação é gratuita.

Imagine um espaço que transporta os visitantes ao passado e futuro? Localizado no icônico prédio do Museu de Artes e Ofícios, na Praça da Estação, no centro de Belo Horizonte, o Espaço Cemig SESI de Eficiência Energética cumpre exatamente esse papel.

A construção é fruto de uma iniciativa da Cemig, por meio de seu Programa de Eficiência Energética. Em parceria com o  SESI Minas Gerais, o Espaço foi inaugurado ainda em 2020 com o objetivo de levar a temática da energia de forma especial.

O Museu oferece ao público uma viagem por meio de dispositivos de realidade aumentada, jogos interativos, maquetes, exposições de artistas que utilizam matrizes energéticas em seu trabalho, palestras, oficinas e seminários relacionados à eficiência energética e à sustentabilidade.

Como participar

A visitação ao Museu e ao Espaço Cemig SESI de Eficiência Energética é gratuita. Não é necessário agendamento para visitar o local.

Para democratizar o acesso ao local, a Cemig disponibiliza ônibus para que alunos de escolas públicas da Região Metropolitana de Belo Horizonte possam ter essa experiência de conhecimento artístico, cultural e de temáticas que perpassam as ciências.

As escolas interessadas devem fazer o agendamento por meio dos telefones (31) 3248-8621 ou 3248-8614, e, ainda, pelo e-mail educativomao@fiemg.com.br.

Demais escolas interessadas também deve prosseguir com o agendamento nos contatos informados anteriormente.

Para mais informações sobre o Espaço, clique aqui.

Horários de visitação 

De terça a sexta-feira, das 11 às 16 horas.

Sábados e feriados, das 9 às 17 horas.

SESI Museu de Artes e Ofícios

SESI MAO conta a história de dezenas de atividades profissionais que deram origem à indústria de transformação em Minas Gerais. São 2,5 mil peças originais dos séculos  XVIII ao XX, entre instrumentos, utensílios, ferramentas, máquinas e equipamentos. Elas representam antigos ofícios em setores tradicionais como mineração, lapidação e ourivesaria, alimentício, tecelagem e energia – este último, setor destacado no espaço em parceria com a Cemig.

O museu está instalado na antiga Estação Ferroviária Central de Belo Horizonte, ao lado da estação Central do Metrô, em dois edifícios tombados pelo patrimônio público.