APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Atualização da ampliação controlada de vazões na usina PCH Cajuru

A Pequena Central Hidrelétrica Cajuru é uma usina hidrelétrica localizada na cabeceira do Rio Pará, entre os municípios de Carmo do Cajuru e Divinópolis. Ao longo desse último de final de semana (07 e 08/01), a zona de convergência que veio atuando ao longo do estado de Minas Gerais provocou chuvas intensas também na área desses munícipios, provocando um grande aumento nas vazões dos rios que cortam a região.

O reservatório da PCH Cajuru cumpriu um papel essencial de proteção às comunidades ribeirinhas, ao utilizar seu volume vazio para comportar uma cheia que atingiu seu valor máximo de 813 m³/s às 02h desse domingo (08/01/2023). Esse mesmo evento foi visto no Rio Itapecerica, que corta a cidade de Divinópolis e deságua 34 km após a barragem no mesmo rio Pará, sendo muito importante para o monitoramento dos municípios mais distantes como Conceição do Pará, que possui áreas mais baixas e próximas à planície natural do rio.

No Rio Itapecerica, foram registradas vazões acima do limite verificado no ano de 2022, atingindo uma vazão máxima de 325 m³/s às 17h do dia de ontem (08/01/2023). Durante todo esse evento de cheia, foi possível liberar uma vazão de apenas 150 m³/s, estocando essa diferença de mais de 650 m³/s no reservatório.

Passados esses eventos de maiores vazões que chegaram ao reservatório, a Cemig informa a necessidade de ampliar a liberação de água na PCH Cajuru, iniciando nesse hoje (09/01/2023). Como o volume vazio do reservatório foi utilizado para liberar sempre menos água do que estava recebendo, nessa segunda-feira, dia 09/01, às 12h, foi atingido um armazenamento de 74,2% do volume útil.

Para controlar o nível de armazenamento do reservatório, a Cemig terá que ampliar a liberação de água nesse início de tarde para 250 m³/s. Ou seja, será uma liberação adicional de 100 m³/s ao que estava sendo praticada anteriormente por volta de meio dia. Passado o evento chuvoso no Rio Itapecerica, esse início da semana mostra mais tranquilidade para esse aumento da liberação de água na PCH Cajuru.

Nesse primeiro patamar, a Defesa Civil de Carmo do Cajuru já vem atuando para a retirada da ocupação que fica mais próximo do rio e a Cemig mantém contato com a as empresas instaladas em áreas possíveis de serem afetadas, para que ações de prevenção sejam tomadas.

Para amanhã (10/01), é esperado um patamar de 450 m³/s de vazões alimentando o reservatório, ou seja, o seu nível continuará aumentando, pois estará sendo liberado menos água do que estamos recebendo. Dessa forma, nesta terça-feira, estão previstos novos aumentos da liberação de água pela represa em patamares graduais a serem confirmados. Lembrando, a operação sempre tem o objetivo de liberar menos água do que está sendo recebido, não produzindo cheias e nem agravando o efeito natural das próprias chuvas que atuam na região.

O próximo limite de vazões que pode provocar cheias mais significativas na região de Carmo do Cajuru é de 600 m³/s de liberação de vazões, o que atingiria a parte baixa do bairro Alvorada e do bairro São Luiz. Ressaltamos que esses aumentos prévios são para evitar que esse limite seja extrapolado.

A Cemig pede a todos a compreensão quanto à dificuldade de dar maior antecipação quanto à previsão de vazões que ocorre no rio Pará, dada a grande complexidade de se ter exatidão em estimar fenômenos da natureza. A Cemig se mantém a postos para comunicar e auxiliar nas ações de proteção e defesa civil o mais rápido e antecipadamente possível.

Acompanhe as vazões das usinas da Cemig

Para acompanhar informações das usinas em tempo real, a Cemig disponibiliza o aplicativo Prox, com o qual a população pode acompanhar a variação dos níveis e vazões dos rios e reservatórios da região.

A companhia desenvolveu esse aplicativo com o objetivo de disponibilizar mais um canal de informações para as populações influenciadas pela operação dos seus reservatórios. A ferramenta permite uma comunicação mais efetiva com a comunidade, bastando apenas o download gratuito do aplicativo (loja Play Store-Android e App Store-iOS). Basta clicar no item Conhecer meu entorno e navegar pelo mapa até a barragem de seu interesse. Ao clicar sobre ela é possível ver seu nível de armazenamento, vazão que recebe (afluência) e vazão liberada (defluência), além de postos ao longo dos rios e níveis em réguas de monitoramento.

Além disso, no site da Cemig a população pode acompanhar os dados da operação de usinas da companhia meio do link cemig.com.br/usinas.